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Direito previdenciário / 20 de abril de 2020
Saiba como obter a Carteira de Trabalho Digital e quais são os seus benefícios!

A Carteira de Trabalho Digital chegou para modernizar e facilitar a vida dos cidadãos. Os seus dados antigos e atuais serão importados para o sistema e o cidadão poderá consultar de casa ou de onde estiver. Além disso, poderá acompanhar cada detalhe de sua admissão, férias e demissão. Bem como, terá acesso ao seu salário inicial e todas as alterações contratuais durante seus vínculos empregatícios. 

Vale ressaltar que as empresas que não possuem o sistema do E-Social cadastrado, manterão as anotações na Carteira de papel, por isso, as mesmas não deverão ser descartadas após o cadastro na CTPS digital. O número chave da CTPS digital será o CPF do trabalhador. 

Dentre as vantagens, estão a facilidade de o trabalhador buscar e consultar benefícios, como PIS, FGTS e etc. Também é uma fonte de pesquisa para o INSS para fins de aposentadoria, pois haverá acesso a todos seus vínculos empregatícios. 

Em 2019 a Carteira de Trabalho Digital foi integrada à plataforma do Governo Federal e, em virtude desse novo método, será muito mais prático providenciar a Carteira de Trabalho, evitando a espera nas filas. 

Como efetuar o cadastro? 

O cadastro pode ser realizado através do link abaixo:

https://servicos.mte.gov.br/ 

Ou, até mesmo, a solicitação poderá ser feita pelo aplicativo no Play Store ou Apple Store.  Este serviço é totalmente gratuito!

Basta realizar o cadastro e responder os questionamentos, tais como nome completo, CPF, telefone, e-mail e assim por diante. Caso já tenha o cadastro no sistema do Governo “acesso.gov.br (Meu INSS) ”, será necessário somente seu login e senha para acesso. 

Se não for possível criar o login ou senha, o usuário poderá recorrer aos Caixas Eletrônicos da Caixa ou Banco do Brasil.


Por: Luana Cristina Kerkhoff da Cunha