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Direito previdenciário / 05 de maio de 2021
O INSS está demorando para analisar seu processo?

Desde o início da pandemia se tem percebido que está ocorrendo um descaso com os segurados da Previdência Social, pois o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) está demorando para apreciar os pedidos solicitados perante a Autarquia.

Com isso, o INSS está justificando que diante do acúmulo de processos há poucos servidores para análise dos pedidos. Por conta disso, pode acarretar o atraso da análise do seu pedido administrativo e, consequentemente, poderá atrasar o cumprimento das implantações dos benefícios.

Ademais, embora o processo administrativo seja na plataforma digital, e o segurado não tenha que se deslocar até uma agência da previdência social para enfrentamento de filas no INSS, o sistema permaneceu lento na hora da análise dos benefícios.

Por todas as razões e alterações nos sistemas internos do INSS, a Previdência, como um todo, entrou em colapso e os pedidos de aposentadoria e demais benefícios previdenciários têm levado tempo superior para serem concluídos. Nesta situação, por óbvio, não há culpa do cidadão e acarreta o sofrimento dos segurados em razão da demora, pois necessitam do benefício.

Diante do exposto, nossa equipe esclarece que o INSS tem prazo previsto em lei, para que conclua as análises dos pedidos de benefícios, e que não poderá ultrapassar 90 dias a contar da data da entrada do requerimento administrativo.

Contudo, se você está nessa situação ou até mesmo algum conhecido, e seu pedido de benefício está demorando para análise do INSS, procure auxílio especializado, pois existem meios jurídicos para que se possa agilizar o seu processo junto ao INSS.

Por: Poliane Becker