Fale conosco através do nosso WhatsApp
Mais recentes
Direito previdenciário / 03 de maio de 2019
O INSS ESTÁ DEMORANDO PARA ANALISAR O SEU PEDIDO DE APOSENTADORIA?

Enquanto se discute a tão falada reforma da previdência, muita gente correu para o INSS a fim de garantir a sua aposentadoria, buscando escapar das novas regras, muito mais severas. 

Por isso, na prática, o que se percebeu foi um expressivo aumento da procura pelo benefício, ainda mais considerando que também se tornou mais fácil agendar o pedido.

Não por outra razão, aliás, não se vê mais aquelas longas filas na porta do INSS. Mas a velocidade na hora de analisar o processo permanece a mesma. Lenta.

É que, embora tenham desaparecido as imensas filas na porta da Previdência, na realidade, o que ocorreu é que essas foram transferidas para dentro do computador.

Por todos esses motivos, aliado à alteração dos sistemas internos do INSS - sem que, antes, fossem plenamente capacitados os servidores -, a Previdência, como todo, entrou em colapso. E os pedidos de aposentadoria – e demais benefícios – têm levado tempo muito superior ao razoável para serem concluídos. E, por óbvio, quem mais sofre são as pessoas que mais precisam de seus benefícios - justamente as camadas mais sensíveis da população.

O que todo mundo precisa saber é que o INSS tem prazo, previsto em lei, para concluir as análises dos pedidos de benefício, que não pode superar 60 dias. Portanto, se você – ou até mesmo um conhecido que - tem um pedido de benefício que esteja demorando mais do que isso, procure auxílio especializado, pois existem meios para agilizar o trâmite junto ao INSS.

Por: Dr. Lucas Pessoa Dal Bello – OAB/RS 82.228